A necessidade de fixar as atitudes de prevenção contra queimaduras no dia-a-dia, especialmente com crianças, que são as principais vítimas, fez com que o Instituto Pró-Queimados - IPQ juntasse sua experiência na área com a do grupo Cia dos Ícones, que traz tem grande experiência em teatro, performances e interatividade de grupos. Assim, o que antes parecia um tema difícil, se tornou um aprendizado divertido, tanto para as crianças quanto para os adultos.
A campanha “COM FOGO NÃO SE BRINCA” conta com duas ações distintas, que funcionam simultaneamente: a peça teatral para educar as crianças para terem mais cuidados na prevenção de queimaduras, e a palestra “Doutor Com Fogo Não Se Brinca” para os adultos.
Adultos e crianças são recebidos por um personagem, o Doutor Com Fogo Não Se Brinca, que os separam encaminhando os adultos para um salão ou auditório e as crianças para uma quadra ou um espaço livre onde possam se sentar pelo chão. É nesse espaço que montamos um cenário de alta qualidade, com som e luz, representando uma casa e destacando, com muita cor e criatividade, alguns de seus elementos: o fogão, a pia com gabinete e uma enorme banheira de dar banho no bebê.
Em meio a isso tudo, uma gigantesca televisão de onde um apresentador que entra com a saída do Doutor Com Fogo Não se Brinca apresenta um programa, contando o tempo todo com a participação das crianças. Além do apresentador, personagens como um mímico, o papai, a mamãe, o bebê, um menino, uma menina, seu amiguinho e o fogo são interpretados por atores. O apresentador conduz as várias situações em que as personagens correm riscos de queimaduras e faz isso como se fosse a consciência, alertando todos para as devidas prevenções a serem tomadas em cada situação.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Atores
Achileu Nogueira
Diretor e Mímico
Alessandra Tomazzini
Mamãe e Menina
Alessandro Ramos
Bebê e Menino nº 2
Charles Edward Murraw
Dr. Com Fogo não se Brinca
Ricardo Rocha
Fogo
Sergio Portela
Apresentador
Shane Morgan
Papai e Menino nº 1
Técnicos
Edvaldo Simão
Chefe Técnico
Scoth Morgan
Auxiliar Técnico
CAPACIDADE DE ESPECTADORES
Dependendo do espaço físico e da acústica do local disponível para a apresentação, cada peça pode ter um público de até 350 crianças e 120 adultos, ambas quantidades calculadas por apresentação.
Saiba mais
Você está navegando em: Home > Prevenção > Campanha > Peça