Constituição jurídica e levantamento da rede hospitalar credenciada.
Primeiros contatos com os parceiros: Agência ST e Compress.
CASA DE APOIO: ESTUDO E PESQUISA PARA ABERTURA
Foram realizadas diversas visitas a entidades filantrópicas, com o objetivo de fazer pesquisas para a implantação da Casa de Apoio Pró-Queimados. As entidades visitadas foram:
Associação de Assistência à Criança Transplantada do Coração - ACTC Objetivo: Melhorar a qualidade de vida da criança transplantada no Instituto do Coração, fazendo do espaço físico o mais agradável. Público-alvo: Crianças já transplantadas e/ou no período de avaliação para o transplante com acompanhante. Atividades: Atendimento social e psicológico, sem a existência de atendimento médico. Estrutura Física: Quartos, camas, sala de TV e lazer, refeitório e cozinha. Equipe: Coordenadora e secretária.
Casa de Apoio ao Menor Carente com Câncer - HOPE Objetivo: Visa o apoio psicossocial, educacional, às crianças e adolescentes com câncer, transplantados de medula óssea e seus familiares acompanhantes. Público-alvo: Crianças e adolescentes com câncer, transplantados de medula óssea e seus familiares acompanhantes carentes provenientes de todos os Estados do Brasil e do próprio município que buscam tratamento especializado na cidade de São Paulo. Atividades: Oferecem às crianças e adolescentes estadia, alimentação, transporte, vestuário, serviço de lavanderia, higiene e limpeza. Com o intuito de aproximar os atendidos a um estilo de vida normal, desfocado da doença e mantendo os vínculos sociais e afetivos com atividades recreativas e artesanais. Estrutura Física: Quartos, sala de TV, sala de jantar, sala de coordenação, sala de serviço social, sala de lazer, quintal com brinquedos e espaço para oficinas. Equipe: Equipe técnica (coordenação, assistente social, psicóloga e monitores), equipe de apoio (serviços gerais, cozinheira, motorista e faxineira) e profissionais voluntários.
Casa de Apoio à Criança Carente com Câncer - ACCC Objetivo: Abrigar bebês, crianças e adolescentes encaminhados pelo Hospital do Câncer por período necessário para o tratamento, mostrando a necessidade de um ambiente harmônico. Público-alvo: Bebês, crianças e adolescente com acompanhante.
Atividades: O tempo livre é preenchido com a companhia dos filhos através de jogos, leitura e programas de TV. Estrutura Física: Quartos, sala de entretenimento, lavanderia, dispensa, cozinha e copa. Equipe: Governanta, secretária, motorista, cozinheira e 30 voluntárias em sistema de rodízio.
Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto Objetivo: Educação formal dividido em creches, ensino médio e cursos profissionalizantes.
Centro de Valorização da Vida - CVV Objetivo: Prevenção ao suicídio e autodestruição. Estrutura: Atendimento por telefone 24 horas. Equipe: Voluntários.
Federação Nacional Educação Integral ao Surdo Objetivo: Encaminhamento para surdos adultos a escolas, cursos e lazer. Estrutura: Organização de palestras a escolas e faculdades e cursos para instrutores surdos de aula de sinais. Equipe: Gerente e conselheira.
Neuróticos Anônimos Objetivo: Ajuda a pessoas com problemas emocionais (angústia, medo, desânimo, entre outros). Estrutura: Desenvolvimento de reuniões, com duração de duas horas, ministradas por voluntários. Equipe: Voluntários.
Casa Apoio PIM - Projeto Incentivo à Vida
A instituição é vinculada à Vara da Infância e Juventude, que encaminha crianças abandonadas e portadoras do vírus HIV e depois as transfere para adoção. Objetivo: Casa abrigo com população de bebês, crianças e adolescentes abandonados e portadores de HIV. Estrutura: Oferece refeições, higiene, atividades diversas, reforço escolar e atendimento médico com uma enfermeira de plantão. Equipe: Equipe técnica e equipe de apoio.
EVENTOS
4° Encontro do Movimento de Cidadania Empresarial no Centro do Voluntariado em São Paulo
Objetivo: Estudo sobre a profissionalização de ONGs e Fundações. Participação: Mira Falchi. Data: 2 de junho de 1998
Seminário “A Educação do Jovem para o Século XXI” (Participação do Terceiro Setor na Educação Informal) Objetivo: Integração da sociedade civil, empresas e governo às ações de cidadania junto ao Terceiro Setor. Participação: Vera Lion. Data: 22 a 24 de outubro de 1998
Visita ao Hospital das Clínicas
Para estabelecer contatos com profissionais da área de psicologia, serviço social e terapia ocupacional, que trabalham no Serviço de Queimaduras do Hospital das Clínicas. O objetivo foi conhecer não só os trabalhos desenvolvidos, mas quais os maiores obstáculos para melhorar o atendimento dos pacientes queimados. A partir daí, o Instituto Pró-Queimados pretendia desenvolver um projeto de ação concreta para acompanhar a readaptação do paciente queimado na família, escola e trabalho.
PARCERIAS
Ampliação das parcerias com profissionais e instituições que atuam na área de prevenção de queimaduras.
Intercâmbio do IPQ com Shriners Burns Institute - Boston
Reunião no Hospital Shriners Burns Institute, viabilizada através da colaboração de Gracinha Diniz e coordenada pelo Diretor Técnico e Científico do IPQ, Dr. Carlos Fontana, com todos os setores do corpo clínico, administrativo, científico, educacional e social. Objetivo: Aperfeiçoar o conhecimento na área de atendimento de queimados junto ao melhor hospital americano especializado na área. Participação: Mira Falchi, Dr. Carlos Fontana e Gracinha Diniz. Data: janeiro de 98
Intercâmbio do IPQ com FHEMIG - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
Reunião na FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) com o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais e Dr. Carlos Leão, cirurgião plástico. Objetivo: Conhecimento do trabalho de prevenção de queimaduras. Participação: Mira Falchi, Dr. Carlos Fontana e Vera Lion. Data: junho de 1998
Intercâmbio do IPQ com Hospital João XXIII – Belo Horizonte
Visita ao Serviço de Queimaduras. Objetivo: Conhecimento da Unidade de Queimadura do Hospital João XXIII, a maior de Minas Gerais, coordenada pelo Dr. Carlos Leão. Participação: Mira Falchi, Dr. Carlos Fontana e Vera Lion. Data: junho de 1998
Secretaria Estadual de Educação
Parceria para desenvolvimento da campanha educativa de prevenção de acidentes com queimaduras, junto às crianças e seus familiares. A proposta era trabalhar cartilhas (10 ou 20 mil) em projeto piloto, em uma determinada área na capital para se medir o impacto na diminuição de acidentes com queimaduras na região.
PARTICIPAÇÕES EM AÇÕES REFERENTES A QUEIMADURAS
III Simpósio Internacional do Tratamento das Queimaduras
Realizado no Centro de Convenções Rebouças, coordenado por Prof. Dr. Marcus Castro Ferreira, professor titular da Disciplina de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Objetivo: Integração dos médicos de diversas especialidades e outras profissões que atuam no tratamento das queimaduras. Orientação aos estudantes de graduação, residentes e atualização profissional. Convidados Internacionais: Drs. Donelan Mathin e Ronald Tonpkins doShriners Burns Institute de Boston, Massachusetts.
O Instituto Pró-Queimados patrocinou o transporte aéreo, translado e hospedagem. Data: 26 a 28 de novembro de 1998
Patrocínio da publicação do livro “Queimaduras: Abordagem Multiprofissional”
Collectanea Symposium - Série Medicina e Saúde da Disciplina de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
DOAÇÕES REALIZADAS
Hospital das Clínicas de São Paulo Setor de Terapia Ocupacional Doação: 30 (trinta) itens para a confecção de splint, instrumento para avaliação da sensibilidade cutânea. Data: outubro de 1998
III Simpósio Internacional do Tratamento das Queimaduras Doação: confecção e montagem de estande, certificados e crachás; publicação e distribuição do livro “Queimaduras: abordagem multiprofissional”, de Frôntis Editorial e cartilha “Brincando sem Fogo”. Data: novembro de 1998
Hospital das Clínicas de São Paulo Doação: malhas compressivas a 13 pacientes do HC, conforme solicitação do seu corpo clínico.
Saiba mais
Veja também
Você está navegando em: Home > Instituto > Realizações